terça-feira, 6 de julho de 2010

E NO DECORRER...

Bom, seria praticamente impossível eu relatar aqui tudo que senti durante esses 7 meses. Muitas coisas, com muitos e pequenos detalhes.
Mas a gestação é algo maravilhoso, e difícil de lidar. Você vai ter momentos de muito bom humor, alegria, e diversão, mas também terá momentos nervosos e bem carregados. Posso dizer que esse segundo momento foi bastante presente até então.
Não tive a das mais perfeitas gestações. Por mais que te aconselhem a não se aborrecer com pequenas coisas, ou com algo que irá se resolver, é necessário um controle imenso! Tudo te faz chorar, gritar, e é incrível como no exato momento em que você se aborrece, você percebe que seu bebê está sentindo o mesmo que você. É uma agitação dentro da barriga de te deixar preocupada. As canções de ninar e as palavras ditas com amor e calma começam a agir a partir desse momento, temos que acalmar esse serzinho que não tem culpa de nada!
Eu passei a considerar a gestação uma TPM que dura 9 meses, afinal você ficou 9 meses sem menstruar, então imagine o tanto de hormônio acumulado! Na minha próxima gestação, a partir do momento em que eu perceber que será bastante parecida com essa (emocionalmente falando), não exitarei em procurar um(a) psicólogo(a).

Tudo muda. Seu corpo principalmente. As roupas para gestantes são horríveis, pelo menos as que cheguei a ver. Cheguei a sair chorando de um shopping por não ter encontrado um pedaço de pano qualquer que me servisse. Simpatizou com esse momento de frustração? Pois é, não são só as grávidas que sofrem disso, e eu me lembrei dos dias que acordei, me olhei no espelho, me achei a pessoa mais horrorosa do mundo, e deixei de sair com minhas amigas porque não tinha roupa. Pura TPM!
Sua animação muda. Você era da farra? Bom, não será mais. Por mais que você tente o seu físico e seu instinto materno não te deixam mais sair para lugares que você considera impróprios para crianças. Muito barulho, gente falando alto e sob efeito do alcool, não é legal. Sem contar que quando você vê seus amigos e suas amigas se divertindo à bessa, tomando aquela cervejinha gelada, e fumando um cigarrinho, você fica arrasada, porque por mais que você esteja mais feliz do que nunca se sentiu antes, e tenha aceitado perfeitamente sua gravidez, dá vontade de fazer o que antes fazia. Então, inconscientemente você deixa de sair pra esses lugares, chegando até a se afastar das pessoas que te levam a querer essas coisas. Enfim...

Solidão. Se você tem alguém muito próximo a você que está em período de gestação, com certeza já ouviu ela falar essa palavra várias, e várias vezes. Não que toda gravidez seja igual, mas tenho certeza que muitas pessoas se identificariam com esse relato. Seu marido trabalha, sua irmã também, seu pai não mora na sua casa, sua mãe tem muitas coisas a resolver, suas amigas são jovens e vivem saindo para se divertirem...o que lhe resta? Seu sobrinho de 5 anos (e o bebe). Quantas e quantas vezes eu já não chorei no ombro do meu galeguinho...agora é engraçado, mas na hora, DESESPERADOR! Lhe falta ouvidos a que falar sobre as mudanças que ocorrem com você, o primeiro chute mexido, a primeira contração, ninguém está ali pra você poder compartilhar esses momentos tão bons. Mas não deve se abalar, pois a criatura mais perfeita e amada está com você o tempo todo. Realmente, nós grávidas não podemos reclamar de solidão, porque temos sempre alguém conosco, sofrendo o mesmo que nós: NOSSO(A) FILHO(A). E o Deus todo poderoso, que nos dá o chão quando esse parece desabar.

A mulher é um ser muito forte, o mais forte de todos. Só nós sabemos o que passamos. Somos feitas de aço, tenho certeza. Não nossa carne, mas nossa alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário